data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Diário)
Amoretti e a filha Ana, começam o minucioso trabalho da restauração da obra AUWE
O artista plástico e professor Juan Amoretti está restaurando a obra AUWE de 1983, do artista Silvestre Peciar. A pintura está localizada no hall de entrada da antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os artistas foram colegas de departamento no Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM.
MEC erra em notas do Enem devido a gabaritos trocados
Ao lado do artista está sua filha, a designer e arquiteta Ana Maria Amoretti, que ajuda o pai no minucioso trabalho que é restaurar uma obra sem perder seus traços originais.
No vídeo abaixo Amoretti conta sua relação com Peciar e a importância de restaurar a obra:
Segundo o artista, a restauração da obra, que começou no dia 7 de janeiro, tem o término estimado em 30 dias, podendo se estender devido a grande riqueza de detalhes da pintura que será feita em etapas:
- Eu comecei fazendo uma avaliação, pois o maior problema é o descascamento da pintura. Do outro lado da parede havia uma cozinha e a umidade acabou ajudando na danificação. A partir disso, comecei a colar todas as partes da tinta que está levantada.
Amoretti explica, que após colar toda a pintura, é hora de iniciar com pincel e tinta o trabalho de cobrir os espaços que estão faltando na obra.
- Temos o cuidado de chegar até a coloração exata da pintura original, nossa intenção é restaurar e nunca mudar quaisquer traço existente na original - conta Ana.
FOTOS+VÍDEO: a situação de nove pracinhas que receberam brinquedos há um ano
Para Amoretti, fazer este trabalho é uma forma de homenagear quem se dedicou muito às artes plásticas:
- Peciar deixou um legado muito grande, que, agora, nós devemos preservar.
Silvestre Peciar
O uruguaio foi um artista e educador que militou no campo da arte, da educação e da política. Durante a ditadura, Peciar fugiu de seu país e veio morar em Santa Maria, onde atuou como professor visitante exilado, e mais tarde se naturalizou brasileiro. Por 23 anos foi professor do curso de Artes Visuais da UFSM. O artista morreu no dia 5 de março de 2017, aos 81 anos, em Montevidéo.
Adolescente morto em acidente de trabalho completaria o Ensino Médio neste ano
Juan Amoretti
O artista peruano é referência nas áreas de pintura, escultura e restauração. Ele é autor de famosas obras de Santa Maria, como o mural do Teatro Caixa Preta, "A Bússola", e o monumento "O Idealista", inspirada no personagem Ícaro, situada no Trevo de Schoenstatt.