recuperação de obra

VÍDEO: artista restaura obra na entrada da antiga reitoria da UFSM

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Diário)
Amoretti e a filha Ana, começam o minucioso trabalho da restauração da obra AUWE

O artista plástico e professor Juan Amoretti está restaurando a obra AUWE de 1983, do artista Silvestre Peciar. A pintura está localizada no hall de entrada da antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os artistas foram colegas de departamento no Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM.

MEC erra em notas do Enem devido a gabaritos trocados

Ao lado do artista está sua filha, a designer e arquiteta Ana Maria Amoretti, que ajuda o pai no minucioso trabalho que é restaurar uma obra sem perder seus traços originais.

No vídeo abaixo Amoretti conta sua relação com Peciar e a importância de restaurar a obra:


Segundo o artista, a restauração da obra, que começou no dia 7 de janeiro, tem o término estimado em 30 dias, podendo se estender devido a grande riqueza de detalhes da pintura que será feita em etapas: 

- Eu comecei fazendo uma avaliação, pois o maior problema é o descascamento da pintura. Do outro lado da parede havia uma cozinha e a umidade acabou ajudando na danificação. A partir disso, comecei a colar todas as partes da tinta que está levantada. 

Amoretti explica, que após colar toda a pintura, é hora de iniciar com pincel e tinta o trabalho de cobrir os espaços que estão faltando na obra. 

- Temos o cuidado de chegar até a coloração exata da pintura original, nossa intenção é restaurar e nunca mudar quaisquer traço existente na original - conta Ana. 

FOTOS+VÍDEO: a situação de nove pracinhas que receberam brinquedos há um ano

Para Amoretti, fazer este trabalho é uma forma de homenagear quem se dedicou muito às artes plásticas:

- Peciar deixou um legado muito grande, que, agora, nós devemos preservar. 

Silvestre Peciar
O uruguaio foi um artista e educador que militou no campo da arte, da educação e da política. Durante a ditadura, Peciar fugiu de seu país e veio morar em Santa Maria, onde atuou como professor visitante exilado, e mais tarde se naturalizou brasileiro. Por 23 anos foi professor do curso de Artes Visuais da UFSM. O artista morreu no dia 5 de março de 2017, aos 81 anos, em Montevidéo.

Adolescente morto em acidente de trabalho completaria o Ensino Médio neste ano

Juan Amoretti
O artista peruano é referência nas áreas de pintura, escultura e restauração. Ele é autor de famosas obras de Santa Maria, como o mural do Teatro Caixa Preta, "A Bússola", e o monumento "O Idealista", inspirada no personagem Ícaro, situada no Trevo de Schoenstatt.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelo menos 2 mil residências seguem sem água nesta segunda-feira Anterior

Pelo menos 2 mil residências seguem sem água nesta segunda-feira

Próximo

VÍDEO: no primeiro domingo de abertura do Jardim Botânico, público aproveita as atividades

Geral